17 de dezembro de 2013

POLÍTICA EM 2014 PODE AJUDAR OU ESMAGAR ESPERANÇA INDÍGENA

1) As crises vividas na reserva indígena Buriti, Sidrolândia - MS, no corrente ano volta a viver um clima de aparente normalidade e as aldeias se preparam para celebrarem, com cautela, as festas tradicionais de final de ano.

Os acampados relaxam mais a presença nos postos avançados e as igrejas voltam a ficar lotadas com seus membros, que em seus corações, mais do que nunca gritam por um natal não envernizado, bonito somente por fora, mas podre por dentro e que nada tem a ver com JESUS CRISTO cujo reino se firma na justiça. Enquanto a maioria esquece por uns dias da crise que tem vivido, os líderes perguntam: Se não decidirem no inicio do próximo ano o processo não ficará paralisado pela política? A Bíblia diz: "A esperança que demora faz adoecer o coração". Pedimos orações para que haja uma solução, mas acima de tudo para que neste tempo de paz possamos com ousadia pregar o Evangelho com poder para os corações deste povo seja conquistado para o Senhorio de Jesus.

2) As igrejas nesta reserva estão realizando encontro jovens (Aldeia Água Azul) com muita musica e muita alegria e outras comemoram batismos da semana passada (Aldeia Olho D"Água) e tem mais candidatos prontos para serem batizados também. Isto mostra um pouco que em parte a crise tem se transformado em oportunidade de crescer na fé. Você faz parte dessa vitória, por isto nossa gratidão.

3) Na fronteira com o Paraguai, tribo Guarani/Caiuá - Antônio João - MS, graças a Deus também o final de ano promete festa nas igrejas. A equipe de voluntários da Montanha Jardim, de Atibaia - SP, que neste mês construiu um pequeno templo em uma aldeia do lado do Paraguai e animou toda a aldeia e missionários que tem atuado de maneira mais direta, estará voltando com um programa chamado "Natal na Estrada"; Normalmente tem inicia no dia 24 até a virada do ano. Já tem se repetido por vários anos esse programa em nossa região que incluem sem terras também que ficam na trajetória da aldeia, porém, desta vez será concentrado mais nas aldeias da fronteira onde temos mencionados que vivem abaixo da linha de pobreza. A programação inclui cultos nas igrejas, mas muita alimentação também (churrasco) porque a fome deste povo foi o que mais sensibilizou estes visitantes.

Glórias a Deus!!! Sabemos que não é a solução final, mas é um tempo de ânimo para todos nós pelo fato de ver o sorriso geral na aldeia que já começou só pelo fato de saberem do que está programado para alguns dias. Oramos com gratidão por estas visitas e estas atitudes, mas acima de tudo, que outros grupos (igreja) também sejam sensibilizadas e desfrutem do privilégio de praticar as boas obras conforme Ef. 2:10.

4) A nível nacional vemos os trabalhos da USINA BEL MONTE , no rio Xingu, onde sempre o governo proibiu o Evangelho para conservar a cultura indígena, agora simplesmente alaga tudo, um contingente de 25000 funcionários trabalham nesta obra que considerando seus familiares temos uma cidade bem maior do que a maioria do estado do MS. Não há como avaliar qual será a consequência para aquelas tribos, porém, Deus tem seus meios secretos: No inicio do corrente mês, quando reunimos com mais de 20 etnias indígenas, aproximadamente 10% eram do Xingu, que pela primeira vez chega a um encontro de evangélicos para pedir que leve o Evangelho parta seu povo. MEU DEUS!!! GRANDE É A SEARA, MANDE MAIS CEIFEIROS. Não estou relatando aqui o grito dos Ianomâmis, região amazônica de Roraima, grupo que fugiu da Venezuela porque missionário estava aproximando deles. Agora, manda pedir socorro ao programa de libertação do Alcoolismo do CONPLEI, porque o numero de suicídio esta assustador devido ao alcoolismo aprendido no país de onde fugiram.

5) Jo. 4:35 - "LEVANTE OS OLHOS PORQUE OS CAMPOS ESTÃO BRANCOS". Aqui no MS é terra de lavoura. Quando os frutos estão maduras precisam ser colhidos, caso contrario, nuvens de pássaros colhem.
Mas em nosso país não acontecerá esta tragédia. Em 30 anos de ministério nunca tinha ouvido falar da fome destes povos mencionados pela PALAVRA DE DEUS, mas agora amadureceu e precisamos colher.

Que o Espírito Santo avive os que já estão no campo, os que contribuem e os que oram por nós missionários entre as tribos, porém, que mais missionários, principalmente indígenas, sejam levantados pelo Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário