29 de janeiro de 2014

CONGRESSO NACIONAL DO CONPLE EM 2016 NA REGIÃO EM CRISE

1) 1º Reunião agendada paras este assunto.

Dia muito chuvoso, as estradas de acesso a reserva indígena mencionada são precárias, a distancia é de 30km da cidade mais próxima, mesmo assim componentes da diretoria do CONPLEI de várias regiões do Brasil compareceram para criar comissões que irão dar o ponta pé inicial nos preparativos para este evento. As 10hs iniciamos nosso encontro com a presença de 17 indígenas, na maiorias jovens Terenas, universitários e que comporão as comissões. O ponto alto dessa reunião é que foi dirigida somente por indígenas e toda logística apresentada foi baseada em outros congressos já realizados tendo, no entanto, a falta de estrutura hoteleira na cidade de Sidrolândia e nenhuma estrutura na reserva indígena Buriti, aldeia Córrego do Meio, hospedeira do evento. Sendo que os componentes da reunião eram todos indígenas a falta de estrutura da cidade e da aldeia não foi relevante, estava tudo normal nos hotéis de muitas estrelas, onde o mais importante não é o chamado conforto da cidade, mas sim o galpão da festa e da comunhão em Cristo, quando hospedeiros e visitantes são enriquecidos na fé, pois é isto que acontece nos congressos normais das igrejas indígenas.

2) Comissões.

Além de promover intercambio das igrejas indígenas, é também objetivo do CONPLEI atrair a igreja não indígena brasileira, que já tem um grande envolvimento com campos missionários no exterior, mas desconhece a realidade dos desafios missionários do quintal de nossa casa, ou seja, as quase 60 tribos semi alcançadas e 20 não contatadas no interior de nossa grande nação brasileira. Sendo assim, uma comissão ficará responsável de providenciar conforto para nossos irmãos não indígenas dentro da reserva indígena mesmo. As primeiras sugestões foram construir ocas (casa indígena), porém com banheiros (chuveiro e tudo) para esses visitantes especiais, que na realidade já tem aumentado sua participação nessa tarefa missionária dentro de nosso país. Também um espaço para barracas será disponibilizado e divulgaremos mais detalhes quando não for apenas projetos. Várias outras comissões forma formadas e em julho próximo estaremos realizando a primeira avaliação do andamentos dos preparativos para receber cinco mil pessoas de 13 a 16 de outubro de 2016, Você já esta informalmente convidado, por isto não faça compromissos nesta data.

3) Resultados de congressos passados.

É impressionante o avivamento que as igrejas indígenas experimentaram nas regiões que realizamos nossos congressos. As agencias, igrejas indígenas e não indígenas se mobilizam, se misturam e trabalham em prol do Reino de Deus e vivemos literalmente a igreja de Atos nas aldeias, onde o nome das denominações desaparecem e Deus faz daqueles que não são, mensageiros da mensagem simples e poderosa do Evangelho de Cristo. Oramos para que essa unidade, tão necessária no Corpo de Cristo, seja muito maior na igrejas indígenas e não indígenas nesses dias e possamos gozar em nossa nação brasileiras o Sl. 133 com ênfase em seu final: Porque aqui, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário