9 de julho de 2012

Movimento intenso nas tribos do MS

No inicio do mes de junho recebemos uma equipe de Jovens da Jocum, com base em Curitiba. A liderança da equipe visitou inicialmente as aldeias da fronteira do Paraguai e concluiram que seria imprudente deixar a equipe naquela região, porque fazia muito frio, chovia muito e na região não temos base e também não aconselhamos hospedarem dentro das aldeias na região de fronteira. O foco foi mudado e a equipe ficou por três semanas dentro das aldeias da tribo Terena, onde puderam aprender a cozinhar  em fogão de lenha, mesmo a lenha estando molhada devido a tanta chuva.

Foi um tempo glorioso onde vimos o mover do Espírito Santo na vida daqueles jovens e através deles. Foram três semanas em que as igrejas e famílias indígenas foram impactadas, muitas lágrimas derramadas ao receber o calor da amizade e valorização que os jovens lhes proporcionaram. O número de reconciliação chamou nossa atenção. Não tem sido diferente da cidade o número dos que desistem da caminhada Cristã. Mas muitos também se renderam ao Senhorio de Cristo e muitas igrejas voltaram a ficar repletas novamente.

A última semana de junho, que era encerramento do período referente ao estágio desses jocumeiros, foi na cidade de Sidrolândia, onde já existe uma população indígena que aumenta rapidamente devido a mudança de moradores das aldeias da região do pantanal que vem a busca de emprego e educação em Sidrolândia e C. Grande. Mas os trabalhos não ficaram somente nas aldeias urbanas. As igrejas que apoiaram com alimentação a equipe de jovens visitantes e as escolas que tomaram conhecimentos da presença dos mesmos na cidade começaram a solicitar as apresentações teatrais com mensagens fortes, mas profundamente impactantes para realidade da nossa sociedade que vive apavorada diante da violência que aumenta em nossa nação. Tudo isto trouxe dias de muita intensidade em nossa casa que se tornou uma base e muita intensidade para as igrejas que acompanharam também. Muitas vezes foram apresentações manhã, tarde e noite e às vezes, duas vezes a noite, iniciava em uma igreja e terminava em escolas. Nossos visitantes curitibanos estavam exaustos, creio que a (UR) umidade relativa do ar aqui estava muito baixa, abaixo de 30%, o que não é comum para Curitiba. Dois alunos precisaram tomar soro e outras medicações e visitaram muito o posto de saúde local.

O que nos marcou profundamente foi o grito, as lágrimas, o clamor da juventude brasileira, fora das quatro paredes onde a igreja não tem alcançado. Tanto nas escolas como nas praças os pedidos de ajuda para sair dos vícios eram assustadores. E todos que vieram pedir apoio já entenderam que não há saida a não ser em Cristo Jesus. Confessam suas várias tentativas atravéz de outras fontes, mas falharam, resta agora a manifestação dos FILHOS DE DEUS, conforme Rm 8:21-23. Nosso pedido de orações redobradas neste aspecto pois é tarefa de todos nós, mas queremos ser esses filhos de Deus aqui em nossa região e em nossa geração.

Temos pela frente agora o CONGRESSO NACIONAL DO CONPLEI, para onde estarei viajando no próximo dia 06, para atuar na mobilização deste evento que acontecerá entre os dias 18 a 22, mas já temos sentido a investida do inimigo através de órgãos governamentais, no entanto, sabemos e o inimigo também sabe que maior é o que está em nós do que o que está no mundo. Glórias a Deus por isto.

Peço orações pela nossa saúde física, emocional e espiritual e pelo suprimento das despesas com nossa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário