25 de fevereiro de 2016

Missões e chuvas no MS

Queridos irmãos.

1) Eu e esposa passamos a primeira quinzena de fevereiro no estado do TO,onde, entre outras atividades visitamos a tribo Xerente. Naquela região as chuvas estão poucas e o calor é muito forte, mas isto parece totalmente normal para o povo Xerente que continua animado e cheio de sonhos.As igrejas estão lotadas, continuam a programação de vigílias todo final de semana, e isto mantém o vigor espiritual da igreja que continua crescendo a passos largos.

2) Retornando ao MS e encontramos um período de muito chuva ainda, que iniciou na virada do ano e deu uma semana de trégua neste mês, mas retornou com força. Esta situação somado a crise do País e a crise resultado dos confrontos os indígenas com fazendeiros no final do ano passado, tem deixado as estradas de acesso as aldeias muito precárias e intransitável em algumas delas, como é caso das aldeias da fronteira com o Paraguai.

Isto tem dificultado, mas não impedido os trabalhos da igrejas. No Buriti, tribo terena, os trabalhos continuam normais e crescendo também. Noivas congregações tem sido abertas nessa reserva indígena e a crise, surto de Deng e a chuvarada tem causado muitas mortes entre os terenas, principalmente de idosos, porém vemos uma busca de uma vida mais comprometida com Deus nas igrejas.

3) Tribo Caiuá - Fronteira com o Paraguai.

As dificuldades já foram mencionadas acima, porém temos iniciado um trabalho de evangelismo com crianças e mulheres que tem apresentado um ótimo resultado além dos trabalhos de combate ao alcoolismo que também ampliamos.. Nas igrejas alteramos a rotina devido as mudanças feita pela comunidade local para ocupar as terras recém conquistadas, mas isto proporcionou aumento de pontos de pregações (congregações). Um ponto muito positivo é que alguns dos líderes Caiuas dessa região estaio começando organizar pequenas chácaras, criação de pequenos animais, lavouras etc.Isto trás uma solução para o gravíssimo problema de desnutrição em que viviam.

4) Conplei.

Estaremos realizando nos dias 2 a 4 de março, um encontro de ASSOCIADOS DO COONPLEI, com objetivo de tratarmos do próximo congresso nacional do Conplei que esta previsto para os dias 12 a 16 de outubro próximo, na aldeia Córrego do Meio, aqui em nossa região do Buriti. Vale a pena ressaltar que será o primeiro encontro Nacional do Conplei realizado em uma aldeia e dependeremos da estruturação dessa aldeia para esse evento, onde esperamos mais de três mil indígenas e muitas igrejas não indígenas, nossas cidade mais próxima, Sidrolandia, tem apenas três pequenos hotéis que nem sempre consegue atender a demanda local. No entanto temos visto Deus confirmando e abençoando esses congressos do Conplei que tem se tornado um fator de unidade entre as agencias missionárias e igreja que podemos traduzir com a seguinte frase : "É A VERDADEIRA IGREJA DE ATOS EM AÇÃO". Pedimos orações para o congresso e para os demais trabalhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário