25 de setembro de 2015

Xerentes

Os Xerentes descobriram alcançar o favor de DEUS que são : Vigílias, vigílias e vigi lias,, O evangelho chegou aqui há mais de 50 anos, através , de dois casais que se doaram muito mais do que podemos mencionar Pr Guenther e esposa, Pr. Rinaldo de Mattos e esposa. Seguiram o Padrão do Mestre: FORMARAM LÍDERES. E a nós coube a honra de participar da ordenação ao ministério pastoral de três jovens que , conforme os mentores, há mais de ano já atuam como pastores e isto é um fator a mais para a ordenação desses amados obreiros.. Tanto os missionários quanto essa tribo viveu seu momento de desespero, quando os missionários foram expulsos duas vezes pelos órgãos governamentais e a tribo com epidemia e outras crises que ameaçarão sua extinção, mas lá estavam os missionários providenciando vacinas e outros recursos.

Agora temos uma tribo que pode sonhar novamente. Vários jovens cursando a universidade, escolas até 2º grau dentro da reserva, uma grande produção de artesanato com o famoso capim dourado.
Porém o mais forte é o caráter que o Evangelho trouxe para a maioria deles tudo na sua própria cultura, fazendo deles cidadãos bi-culturais.

Informados um pouco sobre a cultura, descobrimos algo que utilizamos em nossa cerimônia que é: Quando um idoso sente que é o momento de passar o encargo para um mais novo realizam a se cerimônia: Tapetes artesanais são colocadas diante da comunidade durante uma cerimônia especial, onde os mais jovens se ajoelham sobre o tapete e os mais idosos entregam suas bordunas deixando-as sobre o tapete. Os jovens candidatos apanham as bordunas demonstrando que estão assumindo o cargo em substituição ao ancião.

Consagramos ao Senhor Jesus e repetimos a mesma, simbolizando que os dois casais de missionários, fundadores do trabalho estavam passando a responsabilidade para três líderes , discípulos dos mesmos, para que agora prossigam nesse avivamento glorioso que estão vivendo.. No entanto realçamos que temos chamado essa mudança de responsabilidade para os indígenas de 3º onda missionária, porém, no mar é muito claro que existe uma onda que se destaca, mas por baixo dela ondas que já se destacaram em algum momento agora seu papel é suportar a nova onda, por isto nossos anciões não estão abandonado o campo, pelo contrario estarão até quando Deus permitir segurando nas mãos destes novatos até que possam caminhar somente na dependência do Senhor Jesus, nosso Rei.







Nenhum comentário:

Postar um comentário