25 de setembro de 2015

Reintegração de posse para os posseiros das terras Guaranis/Caiuas

GUARANIS/CAIUAS, ANTONIO JOÃO, MS, FRONTEIRA COM O PARAGUAI. Foi publicada ontem a ordem judicial de reintegração de posse das terras ocupadas pelos Guaranis/Caiuas desta região, ordem que deverá ser executada em até 5 dias.

No final do mês agosto pp. essas comunidades decidiram ocupar uma área que esta confirmada (homologada) pelo governo do então presidente da republica Fernando Henrique Cardoso como terra indígena. Logo em seguida sofreram uma massacre praticado pela polícia, no dia seguinte a força nacional compareceu e retirou os posseiros deixando os indígenas acampados nas áreas mencionadas. Essas comunidades não tem terra para sua subsistência e é subumana a situação das famílias ali residentes.

Alimentação tem sido um desafio, mas a alimentação espiritual.tem sido maior ainda, porque a igreja se espalhou em vários acampamentos e os trabalhos normais como combate ao alcoolismo foram prejudicados e todas as outras atividades da igreja também.
Temos esperança que esta decisão judicial possa ser revista e haja uma saída justa para que este povo tenha seu espaço de terra para sua sobrevivência. Pedimos orações neste sentido.

TRIBO XERENTE, TOCANTÍNIA -TO.
Uma história diferente, mas algumas semelhanças. Na primeira semana deste mês, Deus me concedeu a honra de participar da ordenação dos três primeiros pastores dessa tribo e conhece-los mais de perto assim como sua história. Há 50 anos, dois casai de missionários iniciaram a evangelização desta tribo, duas vezes foram expulsos pelos órgãos governamentais que argumentavam que o evangelho estraga a cultura. O alcoolismo e uma epidemia de sarampo reduziu de aproximadamente 1000 para 300 pessoas que agora caminhava para a extinção, não da cultura, mas de uma nação. Os missionários entram em cena novamente, desta vez com vacinas e socorro em outras áreas como educação (alfabetização na própria língua), educação, saúde e outras.

Como resultado o povo Xerente tem uma população que ultrapassa 2000 pessoas, vários jovens universitários, preservam sua cultura e assimilaram a cultura dominante no Brasil, são portanto transculturais,além e ter quase extirpado o alcoolismo, são exímios na produção de artesanatos com o famoso Capim Dourado, porém o mais lindo é ver uma geração nova comprometida com Deus. Duas semanas antes de minha chegada haviam sido batizado 43 novos crentes e isto tudo fruto deste exercito de jovens. Todos os finais de semana são realizadas vigílias que terminam somente no amanhecer do dia seguinte. A autoestima elevada, um povo que trabalha e sonha com dias melhores, inclusive já estão preparando caravanas para alcançar com o Evangelho outras tribos do Tocantins.

É isto que o evangelho faz. Valoriza o que é positivo na cultura, mas não para por ai, tem para todos muito mais do que pedimos ou pensamos. Glórias a Deus pelo heroísmo dos casai de missionários, hoje idosos (78 e 80 anos) por fora, mas por dentro mais novos do que nunca e são eles: Pr. Carlos Guenter e esposa e Pr. Rinaldo de Matos (nomes que conhecemos). Graças a Deus pelos três três novos líderes Xerentes, que no ato de suas ordenação utilizamos atos de sua cultura que é a passagem da borduna. Na cultura quando o idoso vai transferir uma responsabilidade para um mais jovem acontece uma cerimônia onde tapetes artesanais são colocados no chão, o jovem que vai assumir fica de joelho em frente do tapete e o mais idoso deixa sua borduna sobre o tapete que logo a seguir é alcançada pelo jovem que a partir de então é o novo responsável, porém conosco acho que foi mais lindo, pois os dois missionários deixaram suas bordunas aos três novos pastores e logo a seguir levantaram suas mãos para abençoa-los . Glórias a Deus por estes instantes. Glórias a Deus por suas orações e apoio ao nosso ministério em missões indígenas. GLÓRIAS A DEUS QUE O EVANGELHO É A SOLUÇÃO, POR ISTO HÁ ESPERANÇA PARA TODO NOSSO BRASIL E PARA O MUNDO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário