12 de agosto de 2013

TRIBO TERENA TEM A ESPERANÇA AUMENTADA DE REAVER SUAS TERRAS

A data prevista pela justiça foi adiada do dia 05 para dia 08 do corrente mês para que uma definição da questão das terras em Litígio acontecesse na reserva indígena Buriti, Sidrolandia - MS e a situação foi parcialmente resolvida o que já foi motivo de grande esperança para comunidade indígena local, porém, ainda se percebe uma disputa entre o governo estadual e federal para saber quem assumira o compromisso da indenização aos fazendeiros que possuem títulos de propriedades fornecidos pelos órgãos competentes na época em que os mesmos tomaram posse das mencionadas propriedades. Mesmo assim a comunidade indígena já comemora, com cautela, essa vitória parcial conquistada e cultos de gratidão já estão agendados para o próximo final de semana nas aldeias onde já temos igrejas evangélicas e também a comunidade evangélica indígena estende sua gratidão a todos que intercederam junto ao tribunal de graça e misericórdia do Pai Celeste que tem sua mão estendida para abençoar a todos que Nele buscam socorro.

Também foi motivo de alegria diante do Senhor Jesus, o retorno do Joziel que foi ferido, no confronto pelas terras, com uma bala que ficou alojada em sua coluna e a previsão médica era que ele ficaria paraplégico, no entanto, ontem retornou do hospital de Brasília, já apresenta vários movimentos físicos que trazem muitas esperanças de uma recuperação total. O Oziel é primo do Joziel que foi morto durante o mencionado confronto.

Infelizmente alguns dias que as datas são adiadas e o suspense das autoridades para definições desta situação parecem uma eternidade para a comunidade acampada da maneira mais rústica possível, mas cada dose de esperança o ânimo de todos são renovados e um grito de gratidão a Deus, que parecia bloqueado na garganta, mas finalmente vai sendo liberado aos poucos nas palavras e fisionomia dos Terenas.

Os ministros que vieram a Campo Grande - MS para solução desta questão estão agora em Dourados e nossos irmãos Guaranis/Caiuás, do município de Antonio João, que tem suas terras nas mesmas condições dos Terenas e ficam próximos a Dourados, esperam que desta vez a solução alcance suas aldeias também, área que foi homologado pelo então presidente FHC, e que até hoje se arrasta no sistema judiciário nacional.

Essa comunidade que fica na fronteira com o Paraguai tem vivido uma situação caótica, abaixo da linha de pobreza e com um índice altíssimo de suicídio e alcoolismo, onde a maior dificuldade para igreja ajudar de maneira mais eficiente é a falta da demarcação de suas terras para que desenvolvem suas lavouras e outros projetos de auto-sustentação.

Cremos que um novo tempo esta começando para nossa região, sabemos que nossa responsabilidade e privilégio no reino de Deus aumentam, mas nossa gratidão a sua participação conosco e nossa oração é que juntos avancemos para que o Reino de Deus venha em sua plenitude não semente entre os Terenas e Caiuas, mas em todas as tribos indígenas e toda nossa nação brasileira.

Pedimos orações para que as pendências para definição total destas questões sejam abreviadas em nome do Senhor Jesus a quem damos toda honra, louvor e glórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário