14 de dezembro de 2011

Final de ano no centro de treinameto indigena

Amados irmãos, companheiros nos campos avançados das tribos brasileiras.

Foram 10 dias de intensas atividades, porque é o local onde acontece o treinamento de indígenas para o ministério da Palavra, e neste ano estão em treinamento 20 diferentes etnias das mais distantes regiões amazônicas.

20 etnias são vinte alunos, mas cada aluno vem com sua família, isto significa uma população de mais de 100 pessoas e para atendê-los há necessidade de uma equipe de pessoas indígenas ou não, porém, que tenha chamado para este ministério, porque vai desde ensinar o português até as áreas mais delicadas de saúde e convivência comunitária em algo parecido com a torre de babel no que se refere às línguas faladas.

Infelizmente ainda é bem menor a participação da igreja brasileira com as tribos em nosso país e os desafios da região amazônica são gigantescos, no entanto, cremos em um despertar da igreja nacional e também no crescimento da igreja indígena no sul do país, que tem procurado responder aos desafios de alcançar grupos isolados dentro do quintal de nossa casa, na Amazônia brasileira.

As ultimas estatísticas registram centenas de grupos sem presença missionária e temos levantado um clamor para que sejam levantados pelo menos mais 500 missionários para esses povos no Brasil. No entanto, nos últimos dez anos temos presenciado um progresso rápido na evangelização das tribos, uma unidade crescente entre as agências missionárias desta área e vemos também Deus usando o CONPLEI (Conselho de Pastores e Lideres Evangélicos Indígenas) como fator de unidade destas agências e também como estratégia  dos céus para consolidar o que tem sido chamado de terceira onda missionária, que é a onda de missionários indígenas, ou seja, índios alcançando índios.

Portanto, três foram os focos principais do final de ano na sede do CONPLEI.

  1. Fórum sobre teologia indígena
    Onde os líderes das igrejas nas aldeias foram confrontados com muito sincretismo existente ainda no meio da igreja. O Espírito Santo se moveu neste tempo de maneira especial e houve reconhecimento e propósito de mudanças pelos líderes presentes para que a PALAVRA DE DEUS, seja ensinada de maneira completa, apesar das dificuldades com o português, sabemos que o Espírito Santo é quem fará esta obra de maneira completa.

  2. Conferencias
    Tempo de Reciclagem para ex-alunos e familiares e também tempo de renovo na fé, quando muitos testemunharam o desejo de desistir em muitos momentos em que as batalhas eram tão dramáticas que até a força para oração desaparecia e a única oração em lágrimas possível era: "DEUS ME ABRAÇA, EU SÓ QUERO SEU ABRAÇO". E como não poderia ser diferente o resultado era: "QUANDO SOU FRACO SOU FORTE". Quando reconhecemos que somos limitados, Deus se manifesta poderosamente e muda nossas vestes de tristezas em vestes de louvor ao ÚNICO DÍGNO, O CORDEIRO DE DEUS.

  3. Formatura e envio
    Aqui esta um novo pelotão de soldados prontos para os desafios mencionados acima. A formatura em si é colorida e até muito aculturada para quem é procedente da Amazônia, no entanto, este é o dia do aluno, os trajes a serem usados são escolhidos por eles. Em alguns anos se vestem como nas matas, mas neste ano se vestiram como os brancos. A festa foi linda!!! Muitos pais vieram de suas distantes aldeias para homenagear seus filhos e estes sim, não mudaram suas maneiras de vestir, mantiveram suas pinturas e trajes típicos.

Compondo a mesa da cerimonia de entrega de diplomas meditava em meu coração no significado de: "COMO PAI ME ENVIOU EU ENVIO A VÓS", porém, ao mesmo tempo orava: COMO O PAI TE CAPACITOU CAPACITAS A NÓS, A CADA NOVO MISSIONÁRIO QUE A PARTIR DE AMANHÃ JÁ COMEÇARA A SENTIR A FALTA DE COMPANHEIROS. Esta é talvez uma das maiores dificuldade dos missionários da terceira onda, ou seja, missionários indígenas. Eles sempre moraram perto de seus pais, às vezes juntos. Viveram sempre em comunidades formadas por  parentes próximos e a mudança agora é assustadora para estas culturas, mas na prática o que prevalece é a PRESENÇA DAQUELE QUE ENVIA. "ESTAREI CONVOSCO SEMPRE", no entanto, esse amado Mestre age neste planeta através de seu corpo formado por eu e você, por nós, o exercito do Deus vivo. Tentei descrever aqui as atividades especifica de alguns neste corpo que é a Igreja, mas seu ministério não é menos maravilhoso nem menos desafiador. A sua participação no reino de Deus, onde estás plantado e onde foste chamado tem um proposito Divino, fazer parte deste maravilhoso exercito dos céus. Sou testemunha viva desta realidade porque tenho há 26 anos de ministério,  experimento constantemente um renovo para continuar pela presença do Senhor Jesus que muitas vezes se manifesta através de sua manifestação. Seu e-mail, sua oferta, sua oração e as vezes visitas que as vezes nos surpreende e sempre traz um balsamo novo, e por falar nisto, você é nosso convidado para conhecer mais de perto os campos brancos entres as nações indígenas de nossa pátria que poderemos agendar através do CONPLEI ou do PROJETO JAT.

Em Cristo Jesus, Senhor nosso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário